Centro Cultural Octo Marques

Cor e concreto

Com duas galerias, Centro Cultural Octo Marques ilustra as transformações urbanísticas da cidade
Clenon Ferreira
clenon.ferreira@opopular.com.br 

Quando estiver passando pelo Centro, guarde um tempinho para passar pelo Centro Cultural Octo Marques, localizado no Edifício Parthenon Center. Oásis no meio da região, o espaço guarda duas galerias de arte que são verdadeiras janelas para conhecer a mais recente produção artística goiana nas Galerias Frei Confaloni e Sebastião dos Reis. O local pode não ter uma tradicional estrutura museológica, mas é um ponto cultural importante que não poderia deixar de ser citado na série O Museu é Seu!.

Antes de mais nada, é preciso falar sobre o Parthenon Center. Toda a quadra compreendida entre as Ruas 4, 17, 6 e 7, no Centro, abrigou por anos o Mercado Central de Goiânia. O espaço foi demolido nos anos 1970 e, em seu lugar, se construiu o portentoso – e ambíguo – edifício comercial. Com arbítrios que dividem opiniões a respeito de sua arquitetura, o Parthenon ilustra o crescimento urbanístico da capital e apresenta os primeiros prédios multifuncionais da região central.

Até 2006, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) ficava localizado junto ao Octo Marques, até ser transferido para o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Após as mudanças, as galerias acabaram tornando-se espaços mais abertos e amplos para as artes visuais: desde instalações, passando por fotografia, pintura, escultura, ilustração e outras visualidades artísticas. “O Octo Marques ilustra muito bem as transformações urbanísticas que a região central passou nas últimas décadas”, explica a chefe de Núcleo de Museus de Goiás, Cássia Queiroz.

Se você passar pelo Centro Cultural Octo Marques hoje vai dar de cara com a exposição Casa Colagem, do artista Hal Wildson, composta por 105 obras de pintura, colagem, bordados, desenho e fotografias. Primeira individual do artista goiano, o conjunto representa os dez anos de sua carreira, desenvolvida também entre Los Angeles e Nova York. 

Geração
O fato de Hal Wildson ser um artista visual e multimídia reforçou o interesse do Centro Cultural Octo Marques em seu trabalho. Tudo porque a proposta do espaço é abrir a oportunidade para outros artistas da nova geração de Goiás e dialogar com diversas vertentes do que vem sendo produzido no campo da arte contemporânea. É ainda um centro educativo. “O local é democrático e olha para a novidade, o futuro”, reitera Cássia.

Ficha técnica
Centro Cultural Octo Marques
Idade: 31
Criação: 1988
Endereço: Rua 4, nº 515, Ed. Parthenon Center, Centro
Administração: Secult Goiás
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Média de visitação por mês: mil pessoas
Entrada franca
Informações e agendamento: 3201-4610

Localização

Expediente

Edição Multiplataforma
Rodrigo Alves
Coordenação Digital
Michel Victor Queiroz
Reportagem
Clenon Ferreira e Carmem Curti
Edição de fotografia
Weimer Carvalho

Arte
André Luiz Rodrigues
Design
Marco Aurélio Soares
Share by: