Estrutura midiática

Estrutura midiática

Andar pelos corredores internos da Basílica do Divino Pai Eterno é percorrer um verdadeiro labirinto. Passagens estreitas, escadas que sobem e descem e levam a recantos que a maioria dos fieis que vai a Trindade sequer imagina que existam. Mas eles existem e de lá Trindade fala para o mundo. Num dos subsolos do grande templo, um moderno e amplo estúdio é um dos centros nervosos da TV Pai Eterno, emissora de TV aberta lançada este ano e que tem na romaria de 2019 seu primeiro grande teste. Não é, porém, uma estreia de novatos. Já há muita experiência no ramo.

“Aqui nós temos parte dos equipamentos. Outra parte, a coordenação geral, fica em Goiânia. São recebidos sinais tanto da Basílica quanto da Matriz”, esclarece padre Welinton Pereira, um dos rostos mais conhecidos da nova TV. Formado em Jornalismo pela PUC Goiás, o religioso, além de celebrar missas na cidade antes e durante a festa, também é apresentador de programas na emissora. “Nós montamos uma estrutura aqui que serve, já há algum tempo, para a transmissão de missas e novenas e também para a romaria. Até geramos imagens para outros canais de TV.”

Os antigos caminhões com toneladas de equipamentos para as transmissões foram substituídos pelo que há no interior da Basílica, em dois amplos espaços. Em um deles está o switcher (espécie de direção sobre o que vai ao ar), mesas de corte e sonorização e ilhas de edição. No outro, um estúdio com cenários que mudam a cada atração. As imagens são captadas por câmeras de alta resolução dentro da Basílica – no interior do templo há 3 delas de manejo robótico, uma grua e uma equipe que acompanha as celebrações – e por mochilinks, que andam pela cidade fazendo flashes ao vivo.

A TV Pai Eterno traz mais autonomia e espaço para conteúdos produzidos em Trindade. Antes havia transmissões fixas em outros canais de cunho religioso, como a Rede Vida e a TV PUC. “Na festa, estaremos transmitindo desde a Alvorada até a grande missa de encerramento. Teremos duas missas ao vivo por dia”, enumera Welinton. Um dos 25 profissionais que trabalham nos estúdios da nova emissora de TV, o diretor de imagens Diego Barbosa, acrescenta que o canal terá quatro equipes de jornalismo na cobertura. “Vamos ter dois jornais por dia e materiais gravados para levar ao ar.”

Uma equipe profissional de jornalismo e assessoria de comunicação já trabalha há um bom tempo em torno das atividades religiosas de Trindade. A chegada da TV Pai Eterno inaugura uma nova fase, em que o alcance dos conteúdos produzidos se amplifica. Ligada à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), ela tem no padre Robson de Oliveira sua maior estrela. O sinal chega em TV a cabo ou em frequência aberta a quase todos os estados brasileiros, com exceção de Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Maranhão. Ao todo, são mais de 100 repetidoras. A emissora fica 24 horas no ar.

Expediente

Edição Multiplataforma
Silvana Bittencout, Fabrício Cardoso, Rodrigo Alves e Michel Victor Queiroz

Reportagem
Rogério Borges

Edição de fotografia
Weimer Carvalho

Arte
André Luiz Rodrigues

Design
Marco Aurélio Soares

Audiovisual
Carmem Curti
Share by: