Goiânia 89 anos: conheça 12 lugares turísticos da capital

Goiânia 89 anos: conheça 12 lugares turísticos da capital

Roteiro inclui de galeria de arte a céu aberto a parques e locais sofisticados. Maioria das atrações é de graça.

Por Jamyle Amoury e Vinícius Silva, g1 Goiás e O Popular

Que Goiânia é uma cidade linda todo mundo já sabe, não é mesmo? Mas você conhece bem a capital? Se ainda não conhece, tem vontade de conhecer?


Para se organizar, confira um roteiro  com 12 sugestões de lugares turísticos de Goiânia, que comemora 89 anos na próxima segunda-feira (24). Há parques, artes de rua, locais sofisticados, vistas exuberantes e histórias da tradição do goianiense.


O g1 Goiás e o O Popular publicam uma série de reportagens especiais sobre os 89 anos de Goiânia.



Estação Ferroviária de Goiânia. Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Antes de sair pelas ruas, para saber um pouco da história da capital, Goiânia foi planejada para cerca de 50 mil pessoas e “nasceu” em 24 de outubro de 1933. Após a chegada da estrada de ferro, da inauguração de usinas, da construção de Brasília e de outros fatores, cerca de 150 mil pessoas já habitavam a capital em 1965. Atualmente, são em torno de 1,5 milhão de habitantes. 


Além de lugares com arquitetura em arte decó, um estilo de arte visual e design que surgiu no início do século XX, na Europa e foi adotado em vários edifícios da região central, como o Teatro Goiânia e antiga estação ferroviária. Em 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou 22 desses locais, incluindo edifícios, o traçado de Goiânia e o atual bairro de Campinas.


Veja 12 lugares incríveis para conhecer em Goiânia:

Beco da Codorna

Beco da Codorna, em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

Tradicionalmente conhecido na capital, o Beco da Codorna é um museu de arte urbana a céu aberto, localizado no centro de Goiânia. A rua estreita que surge da Avenida Anhanguera atrai muitas pessoas que buscam conhecer melhor as artes e registrar o momento.


A ideia de fazer uma galeria a céu aberto surgiu por parte de alunos de publicidade e propaganda e, depois, foi abraçada por artistas goianos, principalmente grafiteiros. Desde que ganhou as belas cores e formas, a viela recebe shows e vários eventos culturais.


O beco foi inaugurado em 2014 e se tornou um cenário deslumbrante da arte goianiense. O local é aberto ao público.


Serviço

Horário de funcionamento: aberto 24 horas

Localização: Avenida Anhanguera, número 5.331, Setor Central

Entrada: gratuita


 Praça Cívica

Praça Cívica, em Goiânia. Foto: Paula Resende/ g1

Um dos locais mais visitados da cidade é a Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica, no Setor Central. Marco zero da cidade, o local abriga a sede administrativa do governo estadual, a residência oficial do governador, além do Centro Cultural Marietta Teles e o museu Zoroastro Artiaga.


A Praça Cívica também tem um dos principais cartões postais da capital goiana: o monumento das Três Raças, criado pela artista Neusa Moraes, em 1968. A obra simboliza a miscigenação do povo goiano.


Exposição no Centro Cultural Marietta Teles, em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

Ao lado do Palácio das Esmeraldas e compondo a ampla área da praça, está o Cine Cultura. Além de uma sala de cinema aberta ao público durante toda a semana, o local abriga exposições de artistas goianos e fotografias da vida e trajetória de Pedro Ludovico, contando com uma biblioteca com mais de 100 mil títulos e espaço para estudo.


Espaço de inclusão, no mesmo prédio está a Biblioteca Braille, que funciona no local desde 1991 e tem acervo de 2 mil livros físicos e inúmeras obras em mídias digitais.


Serviço - Centro Cultural Marieta Telles Machado

Horário de funcionamento: as bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Já a programação do Cine Cultura pode ser confirmada pelo site do espaço.

Localização: Praça Cívica, St. Central, Goiânia

Telefone: (62) 3201-4670



Região da 44 e Feira Hippie

Comércio na Rua 44, em Goiânia. Foto: Vanessa Chaves/g1

O surgimento da Região da 44 foi impulsionado pela transferência, no ano de 1995, do funcionamento da Feira Hippie de Goiânia para a Praça do Trabalhador, no Setor Central da Capital. O local, atualmente, é considerado o segundo maior polo de moda atacadista do Brasil, atrás somente do Brás, em São Paulo, e o maior do Centro-Oeste.


As construções das primeiras lojas e galerias começaram no ano 2000, para aproveitar o grande fluxo de pessoas que passam todos os finais de semana pela Feira Hippie. Hoje, Goiânia é um dos principais destinos de quem busca comprar roupas em atacado e revender pelo país.


Ao todo, são mais de 16 mil lojas espalhadas por três grandes avenidas e nove ruas do Setor Norte Ferroviário, todas dedicadas exclusivamente à moda. Com opções para todos os gostos, estilos e idades, a Região da 44 veste o Brasil de Norte a Sul, com muita qualidade a preço justo e aquela receptividade que só a capital goiana tem para oferecer.


Feira Hippie reúne milhares de barracas. Fotos: Sebastião Nogueira/O Popular

A Feira Hippie de Goiânia possui cerca de 7 mil bancas e é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. Ela funciona de sexta a domingo, em um ponto histórico da cidade, a Praça do Trabalhado, no Setor Central.


A feira surgiu no final da década de 60, quando alguns hippies expunham peças no Mutirama. Os montadores contam com associação própria e a comercialização forte do local é a moda, com preços mais em conta, que atraem excursões de todo Brasil.



Atualmente, a Praça do Trabalhador e as ruas da região da 44 passam por reforma, com isso, os feirantes passam por uma realocação do espaço. O comércio funciona no Setor Norte Ferroviário.


Serviço

Horário de funcionamento: 
Região da 44 -
de terça-feira a sábado, das 8h às 18h.
Feira Hippie: sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 7h às 17h; e domingo, das 7h às 15h.

Localização: Praça do Trabalhador,  Setor Norte Ferroviário.


Matriz de Campinas

Matriz de Campinas, em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

O primeiro bairro de Goiânia também tem a primeira paróquia da cidade, a Nossa Senhora da Conceição, onde fica a Matriz de Campinas. Localizada na rua Rio Grande do Sul, logo abaixo da Av. 24 de outubro, a igreja cuidada pelos Missionários Redentoristas recebe toda terça-feira a tradicional novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Maior igreja de Goiânia, em 2016 recebeu o título de basílica menor e hoje é chamada oficialmente de Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em seu interior chama atenção os vitrais coloridos e as imagens que fazem reverência aos santos e santas católicos, além de levar um pouco da história de Goiás gravada em painéis.


Quem visita a matriz de Campinas, além das celebrações, pode rezar na capela que fica ao fundo e aproveitar a grande praça anexa ao santuário. Cheia de história e tradição, é um ótimo lugar para quem busca renovar a fé.



Serviço

Horário de funcionamento: O santuário fica aberto todos os dias da semana. A programação de missas e novenas pode ser acessada pelas redes sociais da igreja.

Localização: Av. Rio Grande do Sul, 770 - St. Campinas, Goiânia.

Telefone: (62) 3121-5900


Parques de Goiânia

Parque Flamboyant, Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

Goiânia possui o título de capital brasileira com melhor qualidade de vida, pelo Instituto Brasil Américas. Segundo a prefeitura, o reconhecimento veio após a implantação de unidades de conservação de áreas verdes.


Ao todo, são 42 parques na capital, muitos com área de preservação permanente. Os espaços possuem muito verde e sombra, e são excelentes opções de passeio ao ar livre com a família.

Entre eles, está o Parque Flamboyant, situado no Setor Jardim Goiás. Ideal para quem ama atividade física, um passeio ao ar livre para renovar as energias e tomar aquela aguinha de coco gelada, além de proporcionar uma vista espetacular.


O parque tem cerca de 130 mil metros quadrados, possui dois lagos, pista para ciclistas, de caminhada, equipamentos de ginástica, parquinhos infantis e muito mais. Além disso, ao redor, possui bares e restaurantes onde as pessoas podem aproveitar a bela vista.


A inauguração do parque aconteceu em 2007 e conta com várias espécies nativas do cerrado. Entre a área verde, estão o Estádio Serra Dourada e o Shopping Flamboyant.


Serviço

Horário de funcionamento: aberto ao público todos os dias e a entrada é gratuita.

Localização: Rua 15, 103-157 - Jardim Goiás

Lago do Bosque dos Buritis, em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

Outra opção fica no Setor Oeste: o Bosque dos Buritis. Ele é o mais antigo de Goiânia. A área possui mais de 141 mil metros quadrados e está localizada entre as Avenidas Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis.


O bosque foi fundado em 1933 e já foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. A área abriga a Escola de Artes da Prefeitura de Goiânia, o Museu de Artes de Goiânia e um orquidário.


Atualmente, o museu de artes passa por uma reforma e está fechado provisoriamente. O parque ainda conta com três lagoas e várias espécies da fauna e flora do Cerrado.


Serviço

Horário de funcionamento: A área livre do bosque é aberta ao público. Fechado apenas aos domingos, o orquidário fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 8h, e aos sábados, de 8h às 11h. Já a Escola de artes fica aberta de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h.

Localização: Av. Assis Chateaubriand - St. Oeste, Goiânia



Mercado Municipal de Goiânia

Banca de artesanatos no Mercado Municipal de Goiânia Crédito: Jamyle Amoury/g1

Localizado na Rua 3, entre as avenidas Anhanguera, Araguaia e Goiás, o Mercado Municipal de Goiânia foi inaugurado em 1950 e concentra uma enorme variedade de produtos e alimentos tradicionais de Goiás.


Em 24 de outubro de 1986, o mercado foi transferido para a sede definitiva, onde está hoje, com uma área construída de 6.787 metros quadrados e três andares.



No piso superior, que tem acesso através de rampas, ficam os açougues e algumas lojas diversas. No térreo é possível encontrar objetos de decoração, artesanatos, doces e condimentos.


Serviço

Horário de funcionamento: abre todos os dias, das 8h às 18h.

Localização: Rua 3, 322 - St. Central, Goiânia

Telefone: (62) 3941-8298


Estádio Serra Dourada

Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/G1 Goiás

Maior e principal palco do futebol goiano, o Estádio Serra Dourada encanta quem o conhece. Além de ser a casa da seleção brasileira em Goiás, o gramado que sempre foi considerado um dos melhores do país já viu grandes nomes do esporte e da música.


Nele, jogadores conhecidos mundialmente deram seus dribles, marcaram gols e encheram as arquibancadas de emoção. Mas nem só de futebol vive o estádio. Cantores nacionais e internacionais dão a nota em apresentações memoráveis, a mais recente ficou por conta do Guns N' Roses.



Serviço

Horário de funcionamento: para visitar o estádio fora de eventos e jogos, é preciso enviar um ofício para protocolo.seel@goias.gov.br, solicitando o agendamento de visita, com dia e horário de interesse.

Localização: Avenida Fued José Sebba, nº 1170, Jardim Goiás



Memorial do Cerrado

Memorial do Cerrado (PUC-GO), em Goiânia. Foto: Jamyle Amoury/g1

Retratando em várias partes a história da nossa região, o complexo científico Memorial do Cerrado é uma área da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e está localizada no Campus II, no Jardim Mariliza, em Goiânia.


Em 2008, o museu de história natural chegou a ser eleito como o mais bonito de Goiânia, segundo a PUC. O local retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.


No memorial há pequenas “cidades cenográficas” como: um quilombo, uma fazenda, uma cidade histórica goiana, além de uma aldeia indígena. O espaço também conta com trilhas e muita história para contar.


Serviço

Horário de funcionamento: O memorial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada: R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Endereço: Av. Engler, s/n - Jardim Mariliza, Goiânia - GO, 74885-460

Contato: Escolas que querem levar os alunos podem agendar as visitas pelos telefones (62) 3946-1711 ou (62) 3946-1728.


Praça do Sol

Letreiro na Praça do Sol. Foto: Jamyle Amoury/g1

Para que ama um lugar instagramável, a Praça do Sol, localizada na Rua 9, no Setor Oeste é o lugar perfeito. O local possui um totem gigante com o nome de EU <3 GOIÂNIA, onde quem passa por lá pode registrar o amor pela capital.


A praça é considerada um dos cartões postais de Goiânia e o espaço urbano é muito frequentado por famílias com crianças que amam brincar nos parquinhos e por quem gosta de praticar atividades físicas.


Além da paisagem arborizada, ao redor da praça possui pitdogs (sanduicherias tradicionalmente conhecidas da capital) e restaurantes. O local é aberto ao público.


Serviço

Funcionamento: a praça é aberta ao público, com acesso de graça ao letreiro.
Endereço: R. 9, s/n - St. Oeste, Goiânia


Centro Cultural Oscar Niemeyer

Vista do Centro Cultural Oscar Niemeyer ao pôr do sol, em Goiânia. Foto: Drones skyview/Arquivo pessoal

O complexo de espaços culturais fica localizado na Avenida Deputado Jamel Cecílio, na região sul, e foi inaugurado em 2006. Um amplo espaço para exposições, apresentações artísticas, shows e outros eventos acontecem na Esplanada da Cultura.


Compõem o centro cultural o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música, uma biblioteca e o Monumento aos Direitos Humanos na forma de um triângulo vermelho. Há dois acessos, pelas rodovias GO-020 e BR-153.


O Centro Cultural é aberto ao público todos os dias da semana. Aos sábados e domingos é possível encontrar, na entrada, equipe para aluguel de patins e skate como opção de diversão.



Serviço

Funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 22h
Entrada: gratuita.
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia



Órion Business

Foto do Órion Business feita com drone Foto: Drones skyview/Arquivo pessoal

Com uma vista espetacular de Goiânia, a 190 metros de altura, o Órion Business & Health Complex foi inaugurado em 2018 e está localizado entre as avenidas Mutirão e Portugal. O prédio é o maior da capital e um dos mais altos do Brasil.


No complexo há mais de dez espaços gastronômicos, entre restaurantes finos, lanchonetes e cafeterias, além de lojas, farmácias, laboratórios, consultórios médicos e uma infinidade de serviços. O local ainda abriga o Hospital Israelita Albert Einsten de Goiânia, o primeiro fora de São Paulo.


A bela paisagem da capital pode ser observada em um fim de tarde nos restaurantes que ficam no 40º andar.


Serviço

Funcionamento: aberto todos os dias, das 6h à meia-noite
Endereço: Av. Portugal, 1148 - St. Marista, Goiânia

Informações: serviços oferecidos constam no site do Órion


Expediente

Edição Multiplataforma

Elisângela Nascimento, Millena Barbosa, Paula Resende e Pedro Nunes


Reportagem

Augusto Sobrinho, Danielle Oliveira, Giovanna Campos, Jamyle Amory, Kariny Bianca, Leicilane Tomazine, Michel Gomes, Thauany Melo, Ton Paulo, Vanessa Chaves, Victoria Lacerda, Vinícius Silva e Vitor Santana

Design

Marco Aurélio Soares


Audiovisual

Vitor Santana e Michel Gomes


Arte

Patrick Guimarães e Ricardo Machado


Imagens de apoio

Zé Washington e Diomício Gomes



Share by: