Goiânia 89 anos: veja o que abre e o que fecha no feriado de aniversário da capital

Goiânia 89 anos: veja o que abre e o que fecha no feriado de aniversário da capital

Shoppings abrem em horário especial. Parte dos serviços da prefeitura e do governo só será retomada na quarta-feira.

Por Vanessa Chaves, g1 Goiás

O feriado que comemora o aniversário de 89 anos de Goiânia será celebrado nesta segunda-feira (24) e vai alterar o horário de funcionamento de alguns serviços, órgãos e instituições. Parte dos serviços da prefeitura e do governo só será retomada na quarta-feira (26). Já os shoppings abrem em horário especial. Os supermercados podem funcionar em horário normal ou reduzido.



Veja abaixo o que abre e o que fecha no feriado:

Parte dos supermercados vai abrir com horário de domingo. Foto: Vanessa Chaves/G1

Supermercados
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informa que as lojas funcionarão normalmente. Algumas delas vão seguir o horário de domingo, abrindo mais tarde, às 8h, e fechando mais cedo, às 20h.

Parque Zoológico e Mutirama

O feriado não vai alterar o funcionamento dos parques, que abrem somente de quarta-feira a domingo. Portanto, não vão abrir na segunda-feira.


Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informou que as agências bancárias de Goiânia estarão fechadas nesta segunda-feira (24). A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking e caixas eletrônicos.


Os carnês e contas de consumo vencidos no feriado, como água, energia, telefone e outros, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte, ou seja, na terça-feira (25). Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.


Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.

Tribunal de Justiça de Goiás, no Setor Oeste, em Goiânia. Foto: Tribunal de Justiça/Divulgação

Justiça de Goiás


O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) informou que não haverá expediente em suas unidades nesta segunda-feira (24). Na ocasião, o atendimento ocorrerá apenas em regime de plantão, de acordo com escala publicada no site da Justiça Federal em Goiás.

Governo

Com exceção de serviços essenciais, não haverá expediente em repartições públicas estaduais na segunda-feira (24) e na terça-feira (25), após transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. 


Mesmo com as unidades fechadas, a população ainda pode recorrer aos serviços públicos do Estado que estão disponíveis no programa Expresso. A plataforma digital possui mais de 100 opções, como solicitação de segunda via de documentos, delegacia virtual, emissão de certidões, consulta e cadastro em programas do Governo de Goiás, e outros. O acesso é feito de graça por meio do aplicativo “Expresso Goiás” ou no site.


Saneago
A Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) oferece suporte 24h aos clientes por meio de canais não presenciais e gratuitos para comunicados de vazamentos, consulta de faturas em aberto, e outros serviços. 


Central 0800 645 0115

WhatsApp (62) 3269-9115
Chat on-line pelo site 


Ceasa
O mercado nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) mantém atendimento como usual, das 3h às 14h, em todos os dias do feriado prolongado. Já o setor administrativo terá o funcionamento suspenso e retorna na quarta-feira, dia 27 de outubro.

Passo Municipal de Goiânia Foto: José Washington/TV Anhanguera

Prefeitura de Goiânia 

A Prefeitura de Goiânia manterá os serviços essenciais à população durante o feriado de aniversário da capital. Os setores de saúde, limpeza e manutenção urbana funcionarão em regime de plantão. 


Atende Fácil

As unidades de atendimento do Atende Fácil estarão fechadas na segunda-feira e terça-feira. O atendimento normal será retomado na quarta-feira (26). 


Saúde

A vacinação de rotina segue no Ciams Urias Magalhães (Rua Guajajaras, quadra 28A, Setor Urias Magalhães), das 8h às 17h, e Centro Municipal de Vacinação (Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico Teixeira), das 8h às 17h. 


A testagem de antígeno da Covid-19 acontece, na segunda-feira, na região leste, por modalidade tenda, e na região oeste, pelo drive-thru. Na terça-feira, a testagem será realizada normalmente, nas regiões norte e sudoeste. 


O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.


Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 14 unidades que funcionam 24h por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves.


Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.


Comurg

Mesmo com capacidade reduzida, os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguem pela capital. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.


Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248500/55, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.


Guarda Municipal

Funcionamento normal. Em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153. 


Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.


Assistência Social

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24h por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.


Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado não vai alterar o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24h por dia.


O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Rua 44 no Setor Central em Goiânia, Goiás. Foto: Vanessa Chaves/G1

Mega Moda

O Grupo Mega Moda, composto pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, não irá funcionar nesta segunda-feira. A partir de terça-feira, dia 25 de outubro, o funcionamento será normal.


Região da 44

Para este feriado, aniversário de Goiânia, só algumas poucas lojas deverão estar abertas na Região da 44.

Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás em Goiânia, Goiás. Foto: Vanessa Chaves/G1

Shoppings

  • Goiânia Shopping: Lojas e quiosques: das 14h às 20h, sendo que podem abrir das 10h às 22h, caso queiram. Praça de alimentação: das 10h às 22h30. Restaurantes: das 10h às 23h


  • Araguaia Shopping: Das 8h30 às 20h30 para lojas e quiosques e praça de alimentação e lazer das 10h às 22h.


  • Shopping Bougainville: Das 14h às 20h para lojas e quiosques do shopping estarão abertos e a praça de alimentação das 12h às 22h.


  • Shopping Flamboyant: Das 10h às 22h para a praça de alimentação e lazer. Demais lojas com funcionamento facultativo, das 10h às 22h. Restaurantes do Polo Gastronômico Flamboyant terão horários estendidos e diferenciados. Para informações e reservas, consultar cada restaurante.


  • Shopping Cerrado: Das 10h às 22h para lojas e quiosques, praça de alimentação, e áreas de lazer.

Expediente

Edição Multiplataforma

Elisângela Nascimento, Millena Barbosa, Paula Resende e Pedro Nunes


Reportagem

Augusto Sobrinho, Danielle Oliveira, Giovanna Campos, Jamyle Amory, Kariny Bianca, Leicilane Tomazine, Michel Gomes, Thauany Melo, Ton Paulo, Vanessa Chaves, Victoria Lacerda, Vinícius Silva e Vitor Santana

Design

Marco Aurélio Soares


Audiovisual

Vitor Santana e Michel Gomes


Arte

Patrick Guimarães e Ricardo Machado


Imagens de apoio

Zé Washington e Diomício Gomes

Share by: